Todo Dia Com Paz

Sábado 28 Janeiro

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

(Jeremias 17:9).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE 2 CRÔNICAS (Leia 2 Crônicas 36:15-23)

Mesmo sendo livros que colocam em evidência a graça divina, as "Crônicas" concluem: "Não houve remédio algum" (v. 16), pois quando a graça é desprezada só resta uma "certa expectação horrível de juízo" (Hebreus 10:27). A sentença do versículo 15, "O Senhor ? se compadecera do seu povo", transforma-se no versículo 17 em: "o Senhor ? não teve piedade".

Da mesma maneira Aquele que, vendo "as multidões, compadeceu-se delas", pouco depois pronunciaria uma sentença irrevogável sobre as cidades de onde vieram as multidões (Mateus 9:36; 11:21-23). Apesar de tudo isso, ainda encontramos a misericórdia divina aqui. Os livros de Crônicas, em contraste com os de Reis, passam muito rapidamente sobre esse triste período final. No entanto, esses livros não terminam com a deportação em si, mas com o decreto de Ciro que a encerraria setenta anos depois! Dessa forma a insondável graça de Deus teve a última palavra.

Podemos perceber que tais eventos não nos são contados como um livro de história nos contaria. Deus não relata os fatos simplesmente para aguçar nossa mente nem para abastecer nossas memórias. A intenção divina é falar à nossa consciência e tocar nosso coração. Será que Deus tem atingido o objetivo dEle em sua vida?

Devocional publicado originalmente pelo DLC como Boa Semente. Em 2020 você acompanhará o Boa Semente em nosso novo site de devocionais. Confira o Chamada / Hoje

Compartilhe: 

 

Contribua com este ministério

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada
Fale ConoscoQuem SomosTermos de usoPrivacidade e Segurança