“É que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto servirá a vocês de sinal: vocês encontrarão uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.” (Lucas 2.11-12)
Acontece todos os anos. As crianças já aguardam com grande expectativa a época do Natal e o seu ponto alto: o dia da distribuição dos presentes.
Preparativos muito elaborados são feitos quando um político, um rei ou uma rainha visita outro país. Quando o presidente norte-americano faz uma visita de Estado, ele viaja em seu próprio avião, o Força Aérea Um (Air Force One, em inglês). Diz-se que nesse avião e em outros que o acompanham há várias limusines, utilizadas pelo presidente para o deslocamento em terra estrangeira, assim como vários guarda-costas, peças de roupa etc.
Como foi quando o Rei dos reis veio a esta terra para nos visitar; nosso Deus, o filho de Deus, o Criador de tudo?
Nada de Força Aérea Um, nenhuma limusine, nenhum guarda-costas e nenhuma quantidade de roupas. Os sinais com os quais o Senhor nos visitou foram as faixas e a manjedoura. Mais tarde, ele disse que o Filho do homem não tinha sequer um travesseiro ou uma pedra sobre a qual reclinar a cabeça para descansar.
Ele se tornou pobre para que você e eu fôssemos feitos ricos; não de forma limitada, mas ilimitada, por toda a eternidade.
Quando ele morreu e foi colocado no túmulo, este sequer era o seu próprio túmulo, mas pertencia a outra pessoa. Por que tudo isso? Um versículo bíblico resume tudo: “Pois vocês conhecem a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que, por meio da pobreza dele, vocês se tornassem ricos” (2Coríntios 8.9).
Ele não quis nos mostrar o seu esplendor, mas algo muito maior: a eternidade e o meio que nos leva a essa eternidade, a saber, o perdão de nossos pecados. Nós podemos ser curados na alma e no espírito. Podemos ser purificados e ter comunhão com Deus. E todo aquele que crê que Jesus se fez pobre para enriquecê-lo também experimentará um dia a riqueza de Deus.
Com isso em mente, lembremo-nos: Deus veio de forma diferente. Ele se tornou pobre para que você e eu fôssemos feitos ricos; não de forma limitada, mas ilimitada, por toda a eternidade. Que Deus abençoe você.
Autor
-
Norbert Lieth nasceu em 1955 na Alemanha, sendo missionário na América do Sul entre 1978 e 1985. Casado, tem 4 filhas. Hoje faz parte da liderança da Chamada da Meia-Noite em sua sede, na Suíça. O ponto central de seu ministério é a palavra profética, sendo autor de diversos livros e conferencista internacional.