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Capítulo 1
- De que formas específicas a cultura de Corinto contribuiu para as questões e preocupações que Paulo desenvolve em seus escritos a essa igreja?
- Proponha algumas formas pelas quais a cultura coríntia encontra paralelos contemporâneos.
- Especula-se que o apóstolo Paulo tenha escrito várias cartas a essa igreja. Quantas foram? Como se explica a possibilidade de algumas terem se perdido?
- Que dois fatores levaram Paulo a sentar-se para escrever 1Coríntios?
- Cite e explique o versículo-chave dessa carta. De que forma ele se relaciona ao tema de Paulo ao longo da epístola?
- De que forma(s) específica(s) os cristãos coríntios entenderam mal o evangelho?
- Que princípios de liderança podem ser extraídos da abordagem de Paulo aos problemas dessa igreja?
- Quem era Sóstenes? Seria possível que Paulo tivesse um “propósito oculto” ao mencioná-lo? Qual poderia ter sido?
- Explique a saudação de Paulo. Qual é a importância de “graça” e “paz”?
- Sugira pelo menos quatro assuntos que Paulo apresenta nos primeiros nove versículos de sua carta.
Capítulo 2
- Sugira várias formas pelas quais Paulo estabelece sua autoridade para lidar com os problemas nessa igreja.
- Paulo cita quatro facções distintas nessa igreja. Cite e explique cada uma delas.
- Se você tivesse de identificar as “posições” adotadas por quem divide a sua igreja, quais seriam elas?
- Explique a posição de Paulo sobre o batismo. Por que ele dá tanta importância ao fato de que batizou tão poucos naquele grupo?
- Que motivos específicos os judeus e os gregos têm para rejeitar a verdade simples do evangelho?
- O que Paulo propõe como “loucura” contra a sabedoria do mundo?
- Por que o mundo não consegue conhecer Deus por meio de sua própria sabedoria?
- Como então é possível, do ponto de vista de Paulo, que uma pessoa venha a conhecer Deus?
- Na análise de Paulo, o que exatamente Deus usou para “envergonhar os sábios”?
- Cristo é descrito como tendo se tornado sabedoria, justiça, santificação e redenção para nós. Explique a importância de cada uma dessas coisas para Paulo.
Capítulo 3
- Como a verdadeira espiritualidade se relaciona com a “sabedoria da cruz”?
- Como você descreveria a atitude e a abordagem de Paulo ao pregar aos coríntios? Por que você acha que ele se sentia assim?
- Onde Paulo deseja que a fé de seus leitores se “apoie”?
- Do ponto de vista do escritor, quem são os “maduros”? Como eles compreendem a “sabedoria da cruz”?
- Enumere diversos princípios de evangelismo que você consegue discernir nesse texto. De que forma você planeja colocá-los em prática em sua própria vida e ministério?
- De acordo com esse texto, o que a mente e o coração humanos são incapazes de conhecer? E quem conhece isso?
- Descreva o “homem natural”. Quem é essa pessoa? Esse indivíduo é salvo ou não? Explique.
- Descreva o “homem espiritual”. O que, especificamente, torna essa pessoa “espiritual”?
- Com base nesse capítulo, sugira diversas formas específicas pelas quais você pode começar a adquirir as características da pessoa espiritual.
- O que significa ter a mente de Cristo? O que isso tem a ver com possuir o Espírito Santo?
Capítulo 4
- Descreva os indivíduos nesse capítulo que são descritos como “carnais”. Você considera que eles são salvos? Como Paulo explica o comportamento deles? Você conhece gente assim?
- De que forma a questão da maturidade se relaciona com a questão da carnalidade? Seja específico.
- Como você caracterizaria o método de Paulo para o crescimento da igreja? Haverá princípios aqui que possam ser transferidos para um cenário contemporâneo?
- Compare e diferencie as metáforas da “lavoura” e da “construção”. Por que o escritor teria misturado essas metáforas?
- Compare e diferencie a importância do alicerce versus a construção do templo.
- O escritor cita dois tipos de material para descrever a qualidade do trabalho realizado por cada indivíduo. Quais são eles? Qual é a importância de cada um?
- Em que sentido podemos dizer que o Espírito Santo habita a igreja como santuário?
- Em que sentido as pessoas que violam o santuário de Deus serão “destruídas”? Elas são crentes ou incrédulas?
- Defenda a afirmação de Paulo de que os “pensamentos dos sábios… são pensamentos vãos” considerando os modernos avanços científicos na medicina e na tecnologia.
- Uma vez que Cristo é Deus, como é possível dizer que ele “pertence” a Deus?
Capítulo 5
- Ao comparar os vários termos que Paulo poderia ter usado para descrever seu relacionamento com Cristo e com sua igreja, o que significa o fato de ele ter optado pelo termo “ministro” no versículo 1?
- Compare e distinga os termos “ministro”, “despenseiro” e “fiel” em sua relação com o ministério apostólico.
- De que forma Paulo caracteriza a diferença entre a visão da igreja que ele concebe e a que parece estar se desenvolvendo em Corinto?
- Que conselhos práticos podemos derivar do versículo 5 no que diz respeito a “julgar antes do tempo”? A que “tempo” ele se refere? Quem estará envolvido nesse julgamento?
- Por que Paulo descreve seu ministério como um “ministério de morte”? De que forma a abordagem dele ao ministério pode servir de corretivo útil para os modernos métodos de crescimento de igreja?
- Proponha três princípios fundamentais de discipulado extraídos desse capítulo.
- Liste vários princípios metodológicos da abordagem de Paulo ao discipulado que podem ser obtidos desse capítulo.
Capítulo 6
- Como Paulo recebeu a informação a respeito da imoralidade na igreja? Há algum princípio a ser extraído dessa situação em relação a quando e se uma ação disciplinar deve ser tornada pública? Qual seria?
- Qual era o problema de “atitude” que impedia os cristãos coríntios de agir nessa situação? De que forma(s) era possível dizer que a igreja compartilhava parte da responsabilidade pela grave natureza desse pecado?
- Nos versículos 3-5, encontramos uma janela que permite vislumbrar como a igreja primitiva pode ter tratado questões que exigiriam ação disciplinar. Detalhe esse procedimento. De que forma a igreja contemporânea pode se apropriar desse procedimento?
- O que significa ter o “poder” de Cristo?
- Explique o que significa ser “entregue a Satanás”. Que consequências isso traz? Como isso se relaciona com a salvação do indivíduo?
- Discuta a importância simbólica do “fermento” na Bíblia. De que forma Paulo o aplica aqui?
- Que festa Paulo estava prestes a celebrar quando escreveu essa carta? De que forma esse tempo festivo influenciou o que o apóstolo escreveu nesse capítulo?
- Como é possível separar o que é um relacionamento legítimo com pessoas não salvas do que Paulo entenderia como inapropriado?
- A questão do exercício do julgamento na igreja tem um papel importante no pensamento de Paulo. De que forma isso antecipa o que virá no capítulo seguinte? Relacione essa função ao papel da igreja no reino messiânico.
- Quando e como Deus “julgará” aqueles que estão fora da igreja?
Capítulo 7
- Compare e estabeleça as diferenças entre a atitude judaica em relação a recorrer aos tribunais seculares e o que Paulo apresenta aos cristãos do Novo Testamento.
- De que forma você caracterizaria a atitude de Paulo em relação aos fiéis que foram se enfrentar nos tribunais? Por que esse comportamento é indigno deles como membros da igreja de Cristo?
- Por que Paulo sugere que os cristãos, ao levarem seus problemas a um tribunal civil, já “perderam” sua causa?
- De que forma(s) você limitaria o ensino desse capítulo? Como você o aplicaria a um contexto moderno?
- Como você caracterizaria o legalismo na igreja de hoje?
- Como você caracterizaria a influência da libertinagem na igreja atual? Quais dessas duas cosmovisões é mais dominante em nossa cultura? De que forma as igrejas deveriam lidar com isso?
- É possível ser homossexual e verdadeiramente salvo? Como você interpreta o versículo 9 em relação ao evangelho? Como a igreja deve lidar com homossexuais que desejam se tornar membros?
- Consulte os termos “santificar” e “justificar” em um dicionário bíblico ou teológico. Defina e diferencie esses dois termos. Por que Paulo apela para essas doutrinas nesse capítulo? Que impacto prático ele deseja alcançar?
Capítulo 8
- Explique o problema associado com o tema desenvolvido na segunda parte de 1Coríntios 6. Qual é o assunto tratado? Qual é sua importância prática para esses cristãos?
- Como essa seção se relaciona com as questões levantadas no capítulo 10 dessa carta? Que influências culturais estavam servindo de pedra de tropeço para esses cristãos?
- Qual é a importância da expressão “todas as coisas me são lícitas”? Quem eram as pessoas que a usavam? Paulo concorda? Por que ele aborda essa questão?
- Como é possível que algumas coisas possam ser lícitas, mas não proveitosas? Dê alguns exemplos da sua própria vida e igreja.
- Explique o “princípio do controle” desse capítulo. Há áreas da sua vida pessoal que entram nesse quesito? O que você está fazendo para eliminar esse “controle” da sua vida?
- O que a doutrina da ressurreição diz a respeito do propósito do corpo segundo o ponto de vista de Deus?
- De que forma(s) a realidade do Espírito Santo que habita em nós é um incentivo à pureza moral?
- O pecado é sempre algo terrível. Para Paulo, no entanto, o pecado da imoralidade era especialmente hediondo. Por quê?
- Descreva com uma palavra qual é a melhor reação diante da tentação de cometer pecado sexual.
- Sugira algumas formas práticas de demonstrar ao mundo que você é “propriedade” de Deus.
Capítulo 9
- Explique a importância da expressão “quanto ao”, que aparece pela primeira vez nessa carta em 7.1.
- Sugira algumas formas práticas pelas quais o ensino de Paulo sobre as obrigações mútuas do marido e da esposa (v. 1-5) pode ser aplicado de forma criativa em um ambiente de aconselhamento matrimonial.
- O que Paulo queria dizer com “digo isto como concessão e não como mandamento” (v. 6)?
- Anote alguns motivos pelos quais Paulo advoga em favor do solteirismo no momento em que escreveu a carta. Há situações no contexto moderno em que esse conselho continua sendo recomendável? Quais são elas?
- Que razões positivas Paulo sugere para que cônjuges cristãos continuem fiéis a seu parceiro descrente em vez de divorciar-se dele?
- Paulo está defendendo a escravidão no versículo 22? Se não, do que exatamente ele está falando aqui e onde entra a escravidão nisso? Sugira outra passagem do Novo Testamento que ensina a mesma verdade.
- Explique a natureza da “angustiosa situação presente” citada aqui no contexto dos jovens que desejam se casar.
- Qual é o significado de “o tempo se abrevia” no versículo 29? De que forma isso representa a cosmovisão de Paulo? Por que isso é importante para os leitores do primeiro século?
- Alguns pensam que Paulo ensina o celibato nesse texto. Você concorda? Se não, o que então ele está dizendo sobre a vida como solteiro para que ela seja recomendável aos cristãos dessa igreja primitiva?
- Explique a importância do versículo 39 para a questão do divórcio e do novo casamento para um casal de cristãos. De que forma podemos relacionar esse ensino com o de Jesus nos evangelhos e com o ensino de Paulo em outros textos?
Capítulo 10
- Qual é a fraqueza de se possuir conhecimento?
- No versículo 2, o que Paulo está dizendo sobre a limitação do conhecimento?
- Por que a questão de comer a carne oferecida aos ídolos era um problema tão grande na igreja coríntia?
- Nos versículos 4-6, por que a ingestão do que tinha sido sacrificado aos ídolos era tão abominável?
- No versículo 7, Paulo está falando de cristãos que continuam comendo alimentos sacrificados aos ídolos? Ou está descrevendo as práticas dos coríntios pagãos?
- Na questão da comida, o consumo ou a abstenção de determinados alimentos tem alguma relação com a verdadeira espiritualidade?
- Qual é o papel da consciência na convicção a respeito do consumo ou não de alimentos oferecidos aos ídolos?
- No ensino de Paulo, o que é mais importante – a liberdade cristã ou a ofensa ao irmão mais fraco? Explique.
- Qual é a decisão prática de Paulo caso ele ofenda um irmão ou o leve a pecar?
Capítulo 11
- Nessa série de perguntas que faz (v. 1-10), será que Paulo está se gabando e impondo sua autoridade, ou terá ele um argumento legítimo que a igreja coríntia precisa ouvir?
- Nessa série de perguntas, que tipo de problema você acha que os coríntios tinham em relação ao apóstolo?
- No versículo 11, será que Paulo, o servo do Senhor, está sendo materialista? Por que ou por que não?
- Explique como Paulo resume seu argumento nos versículos 12-14.
- Nos versículos 15-17, enumere as formas pelas quais Paulo mostra que está devotado à disseminação do evangelho.
- Nos versículos 19-21, que razão o apóstolo tem para “rebaixar-se” ao ponto em que as pessoas viviam?
- Será que Paulo se submeteria novamente à Lei para agradar aos judeus? Explique o que ele quer dizer no versículo 20.
- No versículo 22, Paulo está se referindo à fraqueza moral? Por que ou porque não?
- O que levava Paulo a comprometer-se tanto com o evangelho, conforme sua própria explicação nos versículos 24-27?
- No versículo 27, o apóstolo está falando da perda da salvação pessoal?
Capítulo 12
- Por que Paulo faz referência à história dos antepassados judeus que passaram pelo mar debaixo da liderança de Deus?
- De que forma a geração do Antigo Testamento serve de exemplo para nós hoje?
- Que lições Paulo tenta incutir na igreja de Corinto?
- Com base no que Paulo diz nos versículos 1-12, o que podemos aprender a respeito da moralidade dessa igreja?
- O versículo 14 permite concluir que a exortação de Paulo indica que alguns dos cristãos coríntios estavam flertando com a idolatria?
- Por que o apóstolo cita a questão da ceia do Senhor no contexto de seus escritos sobre a idolatria?
- O que nos leva a crer que os cristãos coríntios estavam confusos a respeito da ceia do Senhor em relação a algumas de suas práticas pagãs idólatras do passado?
- O que Paulo tem em mente ao escrever que ele procura agradar “a todos” (v. 33)?
Capítulo 13
- Como Paulo vê a ordem e a autoridade espiritual na igreja? E a ordem espiritual entre homens e mulheres?
- O argumento de Paulo significa que, diante de Deus, as mulheres são inferiores aos homens?
- Qual é o verdadeiro ponto que o apóstolo está tentando transmitir?
- Para a mulher, a cobertura da cabeça deveria ser um véu ou o cabelo? Ou ambos? Explique.
- Em relação à cobertura da cabeça, o argumento apresentado por Paulo é cultural ou doutrinário?
- De que forma o cabelo da mulher pode ser a sua glória? Explique.
- Você acha que o que Paulo ensina aqui é aplicável à nossa geração?
- Nos versículos 17-34, Paulo diz quantas vezes a igreja deveria celebrar a ceia do Senhor?
- A ceia do Senhor transmite “graça” a quem dela participa ou é simplesmente um memorial?
- O que o apóstolo quer dizer quando afirma que na igreja de Corinto havia “fracos e doentes e não poucos que dormem” (v. 30)?
- Qual era o motivo pelo qual muitos da igreja vinham participar da ceia do Senhor?
Capítulo 14
- Por que o versículo 3 é tão importante no testemunho dos indivíduos cristãos? Compare com Gálatas 4.6.
- Partindo dos versículos 4-6, mostre como a Trindade divina está envolvida na distribuição dos dons espirituais.
- Liste ao menos cinco razões deste capítulo que justifiquem por que o corpo de Cristo recebe dons espirituais.
- Com base nos versículos 7, 11, 18 e 28, explique como a concessão dos dons é um “presente” soberano de Deus.
- O que é o batismo do Espírito?
- O batismo do Espírito é uma obra espiritual ou se refere ao batismo na água?
- No corpo de Cristo, há membros que são mais importantes que outros? Como Paulo fundamenta seu argumento em relação a isso?
- Da forma que Paulo o descreve nesse capítulo, o corpo de Cristo é formado pela igreja local ou pelo conjunto de todos os cristãos espalhados por toda parte?
- É verdade que cada indivíduo cristão recebe todos os dons espirituais? Em outras palavras, o dom de línguas é concedido a cada filho de Deus? Explique.
Capítulo 15
- Paulo está dizendo que de fato falou na língua dos anjos? O que ele quer dizer?
- Paulo está dizendo que literalmente era capaz de fazer tudo o que é listado nos versículos 1-3?
- Qual é o pensamento mais importante do apóstolo nesses versículos? Que mensagem ele está tentando transmitir à igreja de Corinto?
- Faça uma lista de todas as qualidades encontradas no amor. Descreva-as. Será que a maioria das pessoas entende o amor da forma que Paulo explica aqui? Justifique.
- O que é singular a respeito dos três dons que Paulo cita no versículo 8? Por que ele diz especificamente que um dia eles não existirão mais?
- Resuma em um parágrafo o que você entende que seja o pensamento central de Paulo nos versículos 11 e 12.
Capítulo 16
- Nesse capítulo, que dom – línguas ou profecia – Paulo diz ser mais importante? Por quê?
- De que outra forma se pode usar a palavra “língua”? A respeito de qual, especificamente, Paulo está escrevendo?
- O que precisaria acompanhar o falar em línguas? Por quê?
- Ao escrever sobre línguas, o que é mais importante para Paulo: que o dom de falar em línguas seja exercitado ou que se proclame uma mensagem clara?
- Paulo escreve aqui a respeito de uma experiência de êxtase ou da transmissão de uma mensagem espiritual inteligível?
- O que faz o incrédulo compreender seu pecado, levando-o a declarar que “Deus está, de fato, no meio de vocês”?
- Por que é importante que haja ordem na comunidade quando as mensagens estiverem sendo transmitidas?
- O que controla a transmissão da profecia? De acordo com o que Paulo descreve aqui, profecia é “prever” o futuro ou um dom especial de ensino em circunstâncias incomuns?
- Com base no que Paulo diz sobre as mulheres nos versículos 34 e 35, é possível concluir que ele seja contra as mulheres, como dizem alguns? Qual era, possivelmente, o problema da igreja de Corinto que o levou a escrever essas palavras?
- Embora o versículo 40 esteja particularmente relacionado ao contexto desse capítulo, é possível que também expresse um princípio mais amplo, aplicável em muitas situações? Explique.
Capítulo 17
- Partindo dos versículos 3-8, liste os elementos que Paulo considera importantes ao descrever o evangelho.
- Nos versículos 8 e 9, por que o apóstolo se sente tão indigno como ministro do evangelho?
- Paulo trabalhava mais ou menos que os outros apóstolos pela causa de Cristo? O que você entende por essa declaração?
- Qual é a questão histórica central do evangelho? Por que isso é tão importante?
- De acordo com a argumentação de Paulo, seria possível o cristianismo existir sem a ressurreição de Cristo dos mortos? Explique.
- Ao escrever que “todos serão vivificados em Cristo”, Paulo faz algum tipo de declaração universal? O que ele quer dizer com isso?
- O versículo 29 às vezes é uma passagem problemática. Explique-o com base no contexto e em suas próprias palavras.
- Qual é a diferença entre o primeiro Adão e o último Adão? Compare com o que Paulo ensina sobre isso em Romanos 5.14.
- Paulo estabelece uma comparação entre o corpo natural e o corpo espiritual. Ele está dizendo que o corpo espiritual ressuscitado não será real, mas apenas alguma espécie de “fantasma”? O que o apóstolo está afirmando?
- No versículo 50, Paulo está dizendo que no reino não haverá ninguém com um corpo “natural”?
- Descreva e liste os vários elementos que Paulo cita a respeito do arrebatamento nos versículos 51 e 52. Compare isso com 1Tessalonicenses 4.13-18.
- De que forma o triunfo final sobre a morte será conquistado? Qual é o papel de Cristo nessa vitória?
- Que mensagem positiva Paulo transmite no versículo 58? De que forma isso combina com sua longa dissertação a respeito das bênçãos da ressurreição? De que forma esse versículo ajuda a sustentar os cristãos enquanto eles vivem os problemas e decepções da vida?
Capítulo 18
- Descreva como Paulo insiste em que os coríntios preparem sua coleta para a igreja de Jerusalém. Cite e discuta as etapas que ele prescreve para a coleta.
- Na sua opinião, por que Paulo desejava ficar algum tempo com os cristãos de Corinto quando fosse para lá? Que propósito você imagina que o apóstolo teria para uma visita estendida?
- Por que Timóteo teria medo de ir a Corinto?
- Com base nos versículos 10-24, liste os muitos aspectos positivos e encorajadores que o apóstolo tinha a contar a respeito dos crentes com os quais se relacionava. Que lições podemos tirar disso a respeito da forma com que nos relacionamos com outros no corpo de Cristo?
- Elabore por escrito a sua impressão geral sobre a primeira carta de Paulo aos Coríntios. O que ela representou para você pessoalmente? O que ela diz às igrejas de hoje?