Muitas das profecias de Isaías enfocavam a pecaminosidade da humanidade e um Redentor divino que estava por vir, de forma que Isaías é frequentemente chamado de “O Livro da Salvação”.
Não muito tempo atrás, houve uma descoberta perto de Tel Megiddo, no Norte de Israel. Foi uma inscrição dedicatória em grego, encontrada nos escombros de uma igreja do Século III. Nela se lia: “Akeptous [nome de mulher], que ama a Deus, ofereceu a mesa [possivelmente uma mesa de Santa Ceia] a Deus Jesus Cristo como memorial”.
As palavras “Deus Jesus Cristo” revelam como os cristãos primitivos – formados de crentes judeus e gentios – consideravam Jesus, mesmo antes do Concílio de Nicéia (325 d.C.), que afirmou que Deus é uma Triunidade. Aproximadamente mil anos antes, o profeta judeu Isaías havia mencionado a mesma coisa (Isaías 48.16).
Muitas das profecias de Isaías, de fato, enfocavam a pecaminosidade da humanidade e um Redentor divino que estava por vir, de forma que Isaías é mencionado como o primeiro evangelista da Bíblia; e o Livro de Isaías é frequentemente chamado de “O Livro da Salvação”.
O dr. Victor Buksbazen, cujo comentário sobre Isaías é um trabalho definitivo sobre o assunto, escreveu:
Em Isaías, a profecia bíblica atingiu seu clímax inspirado. O que Demóstenes representava para a oratória grega, Isaías representava para a profecia hebraica. Ele foi a voz de Deus para Israel, a consciência da nação, o arauto do Messias e de seu reino universal. […] Durante muitos séculos, Isaías tem sido conhecido como “O evangelista do Antigo Testamento” e suas profecias têm sido descritas como “o Evangelho segundo Isaías”. O profeta Isaías esteve mais frequentemente nos lábios de nosso Senhor e dos apóstolos do que qualquer outro profeta.[1]
O proclamador do Messias
Jesus leu do livro de Isaías quando estava na sinagoga de Nazaré. “Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler” (Lucas 4.16):
“O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor” (v. 18-19; cf. Isaías 61.1-2).
Então, ele devolveu o rolo de pergaminho ao assistente da sinagoga e se sentou. Com todos os olhos fixos nele, Jesus declarou: “Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir” (Lucas 4.21). Jesus estava dizendo que era o Servo divino, o Ungido (em hebraico, Moshiach) sobre quem Isaías falara.
Buksbazen escreveu também:
Comentadores judeus aplicam estas palavras ao próprio profeta Isaías. Mas nenhum profeta jamais falou de si mesmo desta maneira. […] A missão descrita nos versículos 1-3 é de natureza tão radical que apenas o próprio Deus seria capaz de realizá-la.[2]
O livro de Isaías contém muitas referências diretas e indiretas ao Messias, chamando-o de “Renovo do Senhor” (Isaías 4.2), “rebento do tronco de Jessé” (Isaías 11.1), “meu servo [de Deus]” (Isaías 42.1), e “o meu escolhido [de Deus], em quem a minha alma se compraz” (Isaías 42.1).
A Palavra declara que ele é o herdeiro por direito ao trono de Davi (Isaías 9.7; cf. Lucas 1.32-33) e diz que ele autenticará seu papel como Messias ao curar os cegos, os surdos e os aleijados (Isaías 29.18; 35.5-6; cf. Mateus 11.3-5; Lucas 7.22). Ele também estabelecerá a nova aliança (Isaías 55.3-4; cf. Lucas 22.20) e um dia estabelecerá um reino messiânico sobre o qual reinará e no qual será adorado (Isaías 9.7; 66.22-23; cf. Lucas 1.32-33; 22.18,29-30; João 18.36).
O único e exclusivo Salvador de Isaías
O povo de Israel via Deus como seu Salvador (Isaías 43.3; 45.15,21). Suas experiências no Êxodo e suas caminhadas pelo deserto o convenceu que somente Deus pode salvar. Por inspiração, Isaías profetizou a respeito de um Redentor que viria a este mundo como bebê: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9.6). E Buksbazen escreveu:
O nascimento dele como criança indica sua humanidade. Que ele nos tenha sido dado (lanu, “para nós”, em hebraico) como filho, enfatiza o fato de que ele é um presente de Deus para o seu povo. Seu caráter sobrenatural é mais tarde indicado pelo fato de que […], de uma maneira peculiar, Deus confiou a ele o governo sobre o seu povo. […] Os peculiares quatro nomes duplos dados à criança enfatizam seu caráter divino.[3]
O povo de Israel via Deus como seu Salvador. Suas experiências no Êxodo e suas caminhadas pelo deserto o convenceu que somente Deus pode salvar.
Buksbazen também disse que os comentadores judeus não contestaram a natureza messiânica da profecia “até os tempos modernos, em que a controvérsia cristológica tornou-se muito acalorada”.[4] Na verdade, o Targum Jonathan, uma tradução do aramaico e comentário da Bíblia hebraica, datado do primeiro século, parafraseou Isaías 9.6 da seguinte forma:
“Pois, a nós um Filho nasce, a nós um Filho é dado: e ele receberá a Lei sobre si para guardá-la; e seu nome é chamado desde a Antiguidade, Maravilhoso, Conselheiro, Eloha [Deus nas Alturas], O Poderoso, O Que Habita na Eternidade, O Messias, porque a paz será multiplicada sobre nós em Seus dias.”
Esta visão rabínica concorda com o profeta Isaías, de que o Filho que “nasceu” e “foi dado” é Deus.
Qualquer pessoa que conhecesse e entendesse a profecia de Isaías deve ter-se regozijado quando soube o que o anjo disse aos pastores em Belém: “É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2.11). O Messias divino havia chegado e redimiria Seu povo.
O único caminho de Isaías
O Cântico do Servo Sofredor em Isaías 52.13-53.12 é considerado como o pináculo mais elevado das profecias de Isaías. Uma leitura não-tendenciosa não pode levar a qualquer entendimento a não ser aquele de um Messias que sofre, morre e ressuscita para trazer redenção eterna a Seu povo: “Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Is 53.5).
O Servo Sofredor é o Salvador Sofredor. John Richard Sampey (1863-1946), um estudioso que mais tarde tornou-se presidente do Seminário Teológico Batista do Sul, disse relativamente a Isaías 53:
A aplicação ao Novo Testamento desta grandiosa profecia sobre Jesus não é uma acomodação de palavras originalmente faladas sobre Israel como nação, mas o reconhecimento do fato de que o profeta pintou antecipadamente um retrato do qual Jesus Cristo é o original.[5]
A mensagem do evangelho de Isaías não é muito diferente do evangelho que pregamos hoje. Ela segue:
- Deus é santo (Isaías 43.15);
- Todos pecaram contra Deus (Isaías 59.12);
- O pecado separa o homem de Deus (Isaías 59.2);
- O Messias tratará da questão do pecado (Isaías 53.6); e
- Devemos buscá-lo e clamar por seu nome para recebermos redenção.
Os rabinos certa vez declararam: “Todos os profetas profetizaram relativamente aos, ou até os, dias do Messias” (Talmud Sanhedrin 99a). Quando Jesus esteve na sinagoga de Nazaré, talvez uns poucos tenham percebido o cumprimento das profecias de Isaías. Quão bem-vindas estas boas-novas devem ter sido àqueles que creram!
Publicado originariamente na revista Israel My Glory (mar.-abr. 2012). Disponível em: https://israelmyglory.org/article/the-gospel-according-to-isaiah/.
Notas
- Victor Buksbazen, The Prophet Isaiah (Bellmawr, NJ: The Friends of Israel Gospel Ministry, Inc., 2008), p. 78.
- Ibid., p. 462.
- Ibid., p. 163.
- Ibid.
- Richard Sampey, citado em Gilbert Guffin, The Gospel in Isaiah (Nashville, TN: Convention Press, 1968), p. 79.
Autor
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Peter Colón serve como coordenador de recursos criativos do The Friends of Israel Gospel Ministry. Ele também prega e ensina em igrejas em conferências bíblicas.