“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” (Mateus 5.8).
Em grego, está escrito aqui: hoi katharoi te kardia – “os puros de coração”, ou “os puros em relação ao coração”. O coração é o centro da pessoa, sua essência mais íntima; não como órgão, mas como estado espiritual interior.
O Senhor Jesus nos purifica. Ele purifica o nosso coração de todo pecado. No entanto, infelizmente, podemos manchá-lo novamente com as obras da carne. Essas estão em contraste com o bom fruto (singular!) do Espírito.
“Ora, as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçarias, inimizades, rixas, ciúmes, iras, discórdias, divisões, facções, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Declaro a vocês, como antes já os preveni, que os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus.” (Gálatas 5.19-21)
Quando lemos isso, certamente ficamos assustados a princípio. Quem entre nós nunca ficou com raiva, brigou ou teve inveja? (Isso sem falar dos pecados mais graves.) Ninguém poderia se apresentar diante de Deus. Contudo, graças a Deus, o Senhor Jesus nos purifica!
Um coração puro significa, portanto, um coração purificado; afinal, não existe, por natureza, um coração puro. Quem afirma isso está defendendo uma doutrina errada. Somente o Senhor Jesus pode purificar o nosso coração com o seu sangue, derramado na cruz do Gólgota.
Ninguém poderia se apresentar diante de Deus. Contudo, graças a Deus, o Senhor Jesus nos purifica!
Termino com uma história da Rússia, nação em que o ateísmo foi religião oficial por muitas décadas, sendo inclusive ensinado nas escolas. E, assim, aconteceu certa vez em uma aula, quando a professora disse: “Deus não existe, isso agora está provado. O astronauta russo Yuri Gagarin esteve no espaço e não viu Deus lá”.
Havia uma menina nessa turma, que perguntou: “Professora, posso dizer algo a respeito?”. A professora sabia que a criança era cristã e pensou: “Bem, ela não pode refutar o que nosso grande cosmonauta Yuri Gagarin viu. Vou deixá-la falar”. Então, a menina disse: “Eu sei por que Gagarin não viu Deus: ele não tinha um coração puro, caso contrário, poderia ter visto a Deus”. A professora ficou em silêncio.
Você já tem um coração puro? Você é filho de Deus?
Autor
-
Lothar Gassmann nasceu em 1958 na cidade alemã de Pforzheim. É pregador, professor, evangelista e publicista. Escreveu numerosos livros, artigos e canções na área teológica. Desde 2009, é colaborador do Serviço das Igrejas Cristãs (CGD, na sigla original) e editor da revista trimestral Der schmale Weg [O Caminho Estreito]. Completou seu doutorado em teologia em 1992, na Universidade de Tubinga, na Alemanha.
Ver todos os posts