Crer e Persistir

“Esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes.” (Lucas 5.5)

Pedro se referia a uma noite em que todo o seu esforço e sua experiência em nada o ajudaram, e simplesmente teve que admitir: trabalhamos a noite toda e nada apanhamos. “De nada adianta”! Essa também é uma experiência na vida espiritual. Quando oramos por alguém durante um longo tempo e nada se modifica, achamos que a nossa intercessão e fé foram inúteis. Sentimo-nos iludidos. Trabalhamos toda a noite e nada apanhamos. Tentamos de tudo e de nada adiantou. Mas o texto diz: “Esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”. Se não tivéssemos Jesus, teríamos que colocar um ponto final na situação e desistir.

Existe um “mas” e um “mesmo assim” ao qual Jesus nos desafia em nossas situações sem esperança. Em 1Reis 18, Deus diz a Elias que vai fazer chover na terra. Elias então pede a seu servo: “Sobe agora e olha para a banda do mar” e veja se a chuva já vem! O servo voltou e disse: “Não há nada!”. Isso não aconteceu só uma vez, mas várias. Após a sexta vez, ainda nada havia mudado e o servo respondeu: “Não há nada!”. Então Elias disse: “Volte para lá de novo”. Ele não deixou de ir depois da segunda vez, nem da terceira vez, nem da quarta vez, nem depois da quinta vez. Ele continuou indo e usou a fé. E ele experimentou um milagre. A partir de um céu azul e de uma nuvem do tamanho de uma mão de um homem, surgiu uma grande chuva (1Reis 18.45). Muitas pessoas param diante do “não adianta nada mesmo,” e não conseguem caminhar adiante e, por isso, não experimentam os milagres do “mesmo assim eu creio”.

Existe um “mas” e um “mesmo assim” ao qual Jesus nos desafia em nossas situações sem esperança.

Quando Pedro creu apesar das circunstâncias, os discípulos pescaram tantos peixes que as redes arrebentaram e os amigos tiveram que ajudar e encheram o barco deles também. Mesmo que esteja desiludido, não perca sua fé!

Autor

  • Ernesto Kraft

    Ernesto Kraft é alemão; casado com Elvira, com quem tem três filhos. Ele e sua esposa são missionários desde 1975 e desenvolvem um ministério específico de evangelização através de folhetos e cursos bíblicos por correspondência. Realizou diversos seminários sobre Escatologia em igrejas de São Paulo, e representa a Chamada da Meia-Noite distribuindo a literatura em São Paulo.

Artigos relacionados

“Então os israelitas aceitaram os alimentos deles e não pediram conselho ao Senhor. Ao fim de três dias, depois de...

Nossas escolhas podem fazer com que aproveitemos ou desperdicemos as oportunidades que Deus nos dá. Como Deus age quando rejeitamos...