Quem pode nos ajudar a exercer discernimento quanto às coisas da Palavra de Deus? A quem podemos recorrer quando tivermos dúvidas?
Entre as várias coisas diferentes que já fiz, uma delas foi trabalhar como voluntário para o Instituto Butantan em São Paulo. Meu trabalho era coletar animais peçonhentos, especialmente cobras e aranhas. A razão desse voluntariado era que, trabalhando em um acampamento evangélico, eu comecei a capturar cobras, entre elas cobras corais que eram abundantes naquele local. A cobra coral tem um aspecto interessante. Primeiramente, não é uma cobra agressiva, muito embora possua um veneno altamente tóxico. Outra característica é que em toda região que existe cobra coral, existe também o que é conhecido como “falsa coral”. Esse segundo grupo de cobras desenvolve a mesma coloração da cobra coral verdadeira, mas não tem veneno ativo. Fazem isso para que os predadores as evitem por medo da verdadeira cobra coral.
O problema é que são tão parecidas que somente especialistas podem distingui-las com segurança. Ao longo do tempo em que capturei essas cobras, eu nunca sabia com certeza se havia capturada uma coral verdadeira ou uma falsa. Ao entregá-las no serpentário do Butantan, um funcionário as recebia e sabia com certeza se era uma cobra perigosa ou não. Eu estudei e aprendi que elas tinham uma diferença no número de escamas ao redor do corpo, mas quem vai contar as escamas de uma cobra que pode ser mortal? Em resumo, eu capturava a cobra e levava a quem conhecia.
Essa pode ser apenas uma história curiosa, mas com frequência enfrentamos coisas semelhantes em nossa caminhada espiritual. Às vezes ouvimos um ensino que nos parece estranho. Apesar de estudarmos (vide artigo anterior), não conseguimos discernir se é um ensino são ou falso. Não queremos correr o risco de consumir algo perigoso, mas tampouco queremos rejeitar por medo do perigo. Assim, precisamos de especialistas, daqueles a quem Deus capacitou para nos ajudar a discernir.

O autor de Hebreus, em seu último capítulo (13), menciona duas vezes esse tipo de pessoa. Ali são chamados de líderes. No versículo 7 e 8 lemos:
“Lembrem‑se dos seus líderes, que transmitiram a palavra de Deus a vocês. Observem bem o resultado do estilo de vida deles e imitem a sua fé. Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre.”
A Palavra nos exorta a lembrar e observar a vida de nossos líderes e somente então imitar sua fé.
A Palavra aqui nos exorta a lembrar e observar a vida de nossos líderes e somente então imitar sua fé. Alguns destaques aqui são importantes. O primeiro é que somos chamados a lembrar de quem nos ensina. A Palavra destaca que os mestres serão julgados com maior rigor. Ensinar a Palavra de Deus para o povo de Deus é uma tarefa séria. Por isso, somos também chamados a observar a vida de nossos mestres. É triste quando mestres, pregadores e líderes falam uma coisa, mas vivem outra. Mais do que apenas triste, é perigoso seguir seu ensino, pois não podemos confiar no que dizem. Com isso, a Palavra não está dizendo que líderes devem ser perfeitos, mas sim coerentes. Todo líder terá suas áreas de fraqueza, áreas em que precisa crescer. A questão, no entanto, é como ele ou ela reagem quando essas fraquezas são descobertas ou confrontadas. Davi foi chamado do homem segundo o coração de Deus (Atos 13.22), no entanto, a Bíblia registra várias de suas falhas. O que eu creio que fazia dele um homem segundo o coração de Deus era sua prontidão para se arrepender e confessar seus pecados (2Samuel 12.1-13). Vale a pena destacar que, hoje em dia, com toda a mídia digital, ficamos muito longe daqueles pregadores que admiramos. Não conhecemos de fato sua vida, no máximo uma versão editada. Muito cuidado com pregadores e mestres que você conhece apenas pelas telas.
A outra passagem no mesmo capítulo está no versículo 17 de Hebreus 13:
“Obedeçam aos seus líderes e sejam submissos a eles, pois cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes para que eles cuidem de vocês com alegria, não com descontentamento; caso contrário, isso não será proveitoso para vocês.”
Aqui mais uma vez somos chamados a obedecer, ou nos deixar conduzir como alguém que foi convencido, por nossos líderes. Repare mais uma vez que há um qualificador: “Pois cuidam de vocês como quem deve prestar contas”. Um líder espiritual deve cuidar daqueles que lidera, pois um dia vai prestar contas de seu trabalho. A estes devemos nos deixar que nos convençam. Uma vez mais, um preletor que assistimos em uma tela não “cuida” de nós. Por isso, precisamos ouvir com atenção ao nosso pastor local. Talvez ele não seja tão eloquente quanto seu pregador internacional favorito, no entanto, ele cuida de você e, por isso, merece uma atenção maior.
“Muito cuidado com pregadores e mestres que você conhece apenas pelas telas.”
A Palavra afirma que “com muitos conselheiros, há segurança”. Obviamente isso não significa qualquer conselheiro, mas conselheiros alinhados com a vontade de Deus. Quando tivermos de discernir se um ensino ou linha teológica é saudável ou não, além de estudar, consulte aqueles que Deus colocou como autoridade espiritual sobre sua vida. Oro para que você, assim como eu, tenha ao seu redor cristãos maduros que possam ser consultados para ajudá-lo a discernir.
Autor
-
Daniel Lima (D.Min., Fuller Theological Seminary) serviu como pastor em igrejas locais por mais de 25 anos. Também formado em psicologia com mestrado em educação cristã, Daniel foi diretor acadêmico do Seminário Bíblico Palavra da Vida (SBPV) por cinco anos. É autor, preletor e tem exercido um ministério na formação e mentoreamento de pastores. Casado com Ana Paula há mais de 30 anos, tem quatro filhos, dois netos e vive no Rio Grande do Sul desde 1995. Ele estará presente no 26º Congresso Internacional Sobre a Palavra Profética, organizado pela Chamada.
Ver todos os posts