Cuidado, Seitas!

De que consiste a diferença entre uma seita e a verdadeira fé bíblica em Jesus Cristo? Como se reconhece uma seita?

Você já foi enganado alguma vez? Talvez isso tenha acontecido à porta de sua casa, quando algum vendedor treinado para persuadir e usando de artimanhas o fez comprar algo inútil. O engano é geral! Há engano em todas as áreas da vida, e especialmente no setor religioso! Vivemos numa época em que muitas seitas se propagam em velocidade inacreditável. Os representantes das seitas sabem muito bem como podem vender suas heresias a pessoas de boa-fé por meio de palavras convincentes. Muitas vezes as seitas apelam para a Palavra de Deus e usam o nome de Jesus Cristo. Em um primeiro momento, frequentemente, suas palavras parecem convincentes e verdadeiras. Mas: cuidado – é engano! A Bíblia nos adverte seriamente a respeito: “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora” (1João 4.1).

De que consiste a diferença entre uma seita e a verdadeira fé bíblica em Jesus Cristo? Como se reconhece uma seita? Faça a prova com três perguntas:

1. Quem é Jesus Cristo?

As seitas negam a pessoa do Senhor Jesus – elas falam de um “Cristo cósmico” ou negam a sua soberania divina. Nelas não é Jesus que está no centro, mas a pessoa do seu “guia”, “profeta”, “apóstolo” ou “guru”. Entretanto, a Bíblia declara que Jesus Cristo é o único Deus verdadeiro. Ele se tornou homem para morrer na cruz por todos os homens. Ele ressuscitou corporalmente e vive por toda a eternidade (1João 5.20; Colossenses 2.9; Marcos 10.45; 1Coríntios 15.3ss).

2. O que é a Bíblia?

Muitas vezes as seitas usam, de fato, partes da Bíblia, mas além dela ainda têm as suas doutrinas especiais, “novas revelações” e “visões”, que colocam no mesmo nível da Palavra de Deus, a Bíblia. Porém, a própria Bíblia legitima-se como a Palavra de Deus inspirada. Tudo o que precisamos saber sobre Deus, sobre Jesus Cristo e seu grandioso plano com este mundo e com nossa vida é revelado exclusivamente pela Sagrada Escritura (2Timóteo 3.16). Deus nos adverte para não irmos além do que está escrito na Bíblia (Apocalipse 22.18-19; 1Coríntios 4.6).

3. Como posso encontrar a Deus? Como alcanço a vida eterna?

As seitas condicionam a salvação à filiação a sua organização. Seus membros devem treinar certas práticas de meditação ou cumprir outras normas de conduta. A Bíblia, pelo contrário, ensina: você é salvo e recebe a vida eterna de Deus única e exclusivamente pela fé pessoal em Jesus Cristo e por sua graça (João 3.16; 14.6; 1Timóteo 2.5; Atos 4.12).

Cuidado para não cair nas armadilhas de qualquer seita. Por isso, informe-se. Leia a Bíblia. Conheça a Jesus Cristo e confie nele! O seu amor vale também para você. Ele quer trazer luz às trevas de sua vida. Jesus Cristo diz: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8.12).

Você pode vir a ele em oração e pedir-lhe que assuma a direção de sua vida. Ter a Jesus significa ter vida verdadeira, vida com significado, vida eterna com Deus.

Autor

  • Peter Bronclik

    Peter Bronclik serve na organização cristã Stiftung Missionswerk Werner Heukelbach, na Alemanha, há muitos anos. Já foi o chefe do cuidado pastoral da organização e também evangelista, locutor de rádio e autor de vários folhetos evangelísticos. Casado, é pai de três filhos, está aposentado e ainda trabalha na rádio da missão.

Artigos relacionados

Algumas pessoas procuram ignorar a Palavra de Deus quando ela não está de acordo com suas experiências e expectativas. Quais...