Derramando a Alma Diante do Senhor

“Apenas estava derramando a minha alma diante do Senhor.” (1Samuel 1.15)

Ana estava profundamente triste; ao levar o sacrifício anual a Siló, ela só chorava e não conseguia comer nada. O motivo era que ela não podia ter filhos por ser estéril, e Penina, a outra esposa de seu marido, agia como uma inimiga, perturbando e provocando-a por causa disso. Isso acontecia todos os anos, e Ana foi ficando tão triste que deixou de comer. Elcana, seu marido, tentou consolá-la e conseguiu assim convencê-la a se alimentar de novo. Mas o coração de Ana continuava pesado. Lemos no versículo 10: “E Ana, com amargura de alma, orou ao Senhor e chorou muito”.

Somente quando Ana terminou de derramar seu coração diante de Deus é que ela se sentiu melhor.

Isso demonstra que, como seres humanos, somos incapazes de ajudar o próximo de forma completa. Somente quando Ana terminou de derramar seu coração diante de Deus é que o texto diz que ela se sentiu melhor, como conta o versículo 18: “Então ela seguiu o seu caminho, comeu alguma coisa, e o seu semblante já não era triste”.

Só existe um remédio para o coração perturbado, e ele aparece em Salmos 62.8: “Confie nele [em Deus] em todo tempo, ó povo; derrame diante dele o seu coração. Deus é o nosso refúgio”.

Derrame seu coração agora diante de Deus, pois assim você também poderá se alegrar novamente e ser libertado de todas as suas tristezas e preocupações. E então você também poderá continuar seu caminho com alegria e confiança renovadas.

Autor

  • Ernesto Kraft

    Ernesto Kraft é alemão; casado com Elvira, com quem tem três filhos. Ele e sua esposa são missionários desde 1975 e desenvolvem um ministério específico de evangelização através de folhetos e cursos bíblicos por correspondência. Realizou diversos seminários sobre Escatologia em igrejas de São Paulo, e representa a Chamada da Meia-Noite distribuindo a literatura em São Paulo.

Artigos relacionados

“Então os israelitas aceitaram os alimentos deles e não pediram conselho ao Senhor. Ao fim de três dias, depois de...

Nossas escolhas podem fazer com que aproveitemos ou desperdicemos as oportunidades que Deus nos dá. Como Deus age quando rejeitamos...