“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hebreus 12.14)
Os relacionamentos familiares muitas vezes são como está descrito em Lucas 12.53: “Estarão divididos: pai contra filho, filho contra pai; mãe contra filha, filha contra mãe; sogra contra nora, e nora contra sogra”. Moisés também sofreu com realidades familiares conturbadas, como o ciúme e a inveja da sua irmã Miriã e do seu irmão Arão. Lemos em Números 12.1-2: “Miriã e Arão começaram a criticar Moisés porque ele havia se casado com uma mulher cuxita. ‘Será que o Senhor tem falado apenas por meio de Moisés?’, perguntaram. ‘Também não tem ele falado por meio de nós?’ O Senhor ouviu isso. Ora, Moisés era um homem muito humilde, mais do que qualquer outro que havia na terra”.
José sofreu com o ódio e ciúmes de seus irmãos. Em Gênesis 37.4 e 11 lemos: “Quando os seus irmãos viram que o pai o amava mais do que a qualquer outro filho, odiaram-no e não conseguiam falar com ele amigavelmente. Desse modo, os seus irmãos tiveram ciúmes dele; o pai, no entanto, meditava em tudo isso”.
Há problemas relacionais por toda parte. Viver em harmonia e paz só é possível quando todos buscam agradar a Deus.
Há problemas relacionais por toda parte. Viver em harmonia e paz só é possível quando todos buscam agradar a Deus, estão dispostos a perdoar e manter relacionamentos onde Deus encontra lugar e pode reinar. Há problemas até a caminho da igreja. Já no Antigo Testamento lemos uma história a respeito. Ana passou por muito aborrecimento. Em 1Samuel 1.7 lemos: “Isso acontecia ano após ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, a sua rival a provocava, e ela chorava e não comia”. A situação era tão pesada, que Ana não queria mais comer de tanta tristeza. Lemos no versículo 10: “E, com a alma amargurada, [Ana] chorou muito e orou ao Senhor”. Penina se aproveitou da situação de Ana, pois esta era estéril, e cutucava a ferida dela, para mostrar que era melhor. A natureza do coração do ser humano sempre foi ruim e perversa.
Com a ajuda de Deus, estimule a paz em seus relacionamentos!
Autor
-
Ernesto Kraft é alemão; casado com Elvira, com quem tem três filhos. Ele e sua esposa são missionários desde 1975 e desenvolvem um ministério específico de evangelização através de folhetos e cursos bíblicos por correspondência. Realizou diversos seminários sobre Escatologia em igrejas de São Paulo, e representa a Chamada da Meia-Noite distribuindo a literatura em São Paulo.