Fé e Arrependimento

“E que mais direi? Certamente me faltará o tempo necessário para falar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas.” (Hebreus 11.32)

Sansão é mais um dos homens de Deus citado na lista dos heróis da fé. Ao relacionar esses nomes, o autor de Hebreus não se prendeu à sequência cronológica, pois o objetivo principal era mostrar que aqueles que creem realizam grandes coisas. Todas as pessoas citadas em Hebreus também tinham carências, falhas e fraquezas, e as suas histórias nos servem de advertência e exemplo.

Sansão matou um leão com as próprias mãos, mas, apesar desse grande feito, ele não se exibiu para seus pais. Antes, reconheceu que todo o mérito pelas conquistas vinha de Deus. Às vezes gostamos de contar para os outros a respeito das nossas realizações e de como Deus nos usa. Mencionamos a graça de Deus, mas bem lá no íntimo achamos que sem o nosso esforço e a nossa dedicação não teria sido possível alcançar tais bênçãos. Ao olhar para o alto, para Deus, Sansão matou mil filisteus com apenas uma queixada de jumento. Essas realizações não seriam possíveis sem Deus.

A história de Sansão nos ensina a amadurecer na fé, e seu exemplo mostra que não devemos flertar com o pecado. Quando nos deixamos levar pelo pecado, prejudicamos a nossa fé, e grandes coisas que poderiam ser realizadas através de nós não acontecem. A palavra de Isaías 59.1-2 também vale para hoje: “Vejam! O braço do Senhor não está encolhido para que não possa salvar nem surdo o seu ouvido para que não possa ouvir. Contudo, as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele; por isso, ele não os ouvirá”.

Crer sem arrependimento não funciona, pois o arrependimento é o fator principal para Deus trabalhar.

Quem tem Deus ao seu lado sempre será vencedor, seja qual for a situação. Sansão é um exemplo da verdadeira fé, que se arrepende e volta a ser forte. Crer sem arrependimento não funciona, pois o arrependimento é o fator principal para Deus trabalhar. Para que Deus possa restaurar a nossa vida, precisamos nos arrepender e nos humilhar diante dele. “Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará” (Tiago 4.10).

Autor

  • Ernesto Kraft

    Ernesto Kraft é alemão; casado com Elvira, com quem tem três filhos. Ele e sua esposa são missionários desde 1975 e desenvolvem um ministério específico de evangelização através de folhetos e cursos bíblicos por correspondência. Realizou diversos seminários sobre Escatologia em igrejas de São Paulo, e representa a Chamada da Meia-Noite distribuindo a literatura em São Paulo.

Artigos relacionados

“Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.” (Hebreus 12.2) Jesus é o Alfa e o...

Muitas pessoas conquistam nossa admiração por suas qualidades ou habilidades. Devemos nos espelhar nelas? Qual o padrão de herói que...