O que é a beleza interior? Qual a intenção de Pedro ao escrever este conselho para as mulheres?
Versículos 3-4
“Que a beleza de vocês não seja exterior, como tranças nos cabelos, joias de ouro e vestidos finos, mas que ela esteja no ser interior, uma beleza permanente de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.”
Pedro menciona três coisas: (1) o penteado, (2) o enfeito e (3) a roupa. Ele não proibiu de fato que uma mulher não deva observar sua aparência exterior e se cuidar. As mulheres mencionadas como exemplos nos versículos 5-6 certamente davam valor à beleza e aos enfeites, mas, mesmo assim, eram consideradas como exemplo espiritual.

A intenção de Pedro parece ser a de ressaltar que essas coisas não são prioritárias e não devem ser exageradas. Ele estabelece uma comparação entre o enfeite exterior e o interior. O enfeite interior deve aparecer mais do que o exterior. Isso significa que esse precisa ser mais atraente. Além disso, a maneira de se vestir não deve estar em contradição a um comportamento espiritual.
O enfeite interior deve aparecer mais do que o exterior. Isso significa que esse precisa ser mais atraente.
O homem escondido no coração tem um brilho muito mais forte do que aquele com um exterior manipulado. Coisas externas atingem “apenas” os sentidos, mas a beleza interior atinge o coração.
A beleza permanente de um espírito suave e calmo desenvolve um efeito convincente, diante do qual uma simples aparição exterior resulta apenas em ruído e fumaça.
Acerca do final do versículo 4 – “que é de grande valor diante de Deus” –, é importante o que está diante dos olhos de Deus e o que tem grande valor para ele: “O ser humano vê o exterior, porém o Senhor vê o coração” (1Samuel 16.7).
Não devemos nos basear nas mais famosas modelos deste mundo, nem em atrizes, mas nos critérios de Deus.
O homem escondido no coração, a pessoa que coloca sua esperança em Deus e vive de acordo, o espírito manso e calmo que é demonstrado pelo trato amoroso aos concidadãos, isso tem valor diante de Deus e age nos corações, mesmo nos mais endurecidos.
Autor
-
Norbert Lieth nasceu em 1955 na Alemanha, sendo missionário na América do Sul entre 1978 e 1985. Casado, tem 4 filhas. Hoje faz parte da liderança da Chamada da Meia-Noite em sua sede, na Suíça. O ponto central de seu ministério é a palavra profética, sendo autor de diversos livros e conferencista internacional.
Ver todos os posts