Possuindo um Coração Puro

“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” (Mateus 5.8).

Em grego, está escrito aqui: hoi katharoi te kardia – “os puros de coração”, ou “os puros em relação ao coração”. O coração é o centro da pessoa, sua essência mais íntima; não como órgão, mas como estado espiritual interior.

O Senhor Jesus nos purifica. Ele purifica o nosso coração de todo pecado. No entanto, infelizmente, podemos manchá-lo novamente com as obras da carne. Essas estão em contraste com o bom fruto (singular!) do Espírito.

“Ora, as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçarias, inimizades, rixas, ciúmes, iras, discórdias, divisões, facções, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Declaro a vocês, como antes já os preveni, que os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus.” (Gálatas 5.19-21)

Quando lemos isso, certamente ficamos assustados a princípio. Quem entre nós nunca ficou com raiva, brigou ou teve inveja? (Isso sem falar dos pecados mais graves.) Ninguém poderia se apresentar diante de Deus. Contudo, graças a Deus, o Senhor Jesus nos purifica!

Um coração puro significa, portanto, um coração purificado; afinal, não existe, por natureza, um coração puro. Quem afirma isso está defendendo uma doutrina errada. Somente o Senhor Jesus pode purificar o nosso coração com o seu sangue, derramado na cruz do Gólgota.

Ninguém poderia se apresentar diante de Deus. Contudo, graças a Deus, o Senhor Jesus nos purifica!

Termino com uma história da Rússia, nação em que o ateísmo foi religião oficial por muitas décadas, sendo inclusive ensinado nas escolas. E, assim, aconteceu certa vez em uma aula, quando a professora disse: “Deus não existe, isso agora está provado. O astronauta russo Yuri Gagarin esteve no espaço e não viu Deus lá”.

Havia uma menina nessa turma, que perguntou: “Professora, posso dizer algo a respeito?”. A professora sabia que a criança era cristã e pensou: “Bem, ela não pode refutar o que nosso grande cosmonauta Yuri Gagarin viu. Vou deixá-la falar”. Então, a menina disse: “Eu sei por que Gagarin não viu Deus: ele não tinha um coração puro, caso contrário, poderia ter visto a Deus”. A professora ficou em silêncio.

Você já tem um coração puro? Você é filho de Deus?

Autor

  • Lothar Gassmann nasceu em 1958 na cidade alemã de Pforzheim. É pregador, professor, evangelista e publicista. Escreveu numerosos livros, artigos e canções na área teológica. Desde 2009, é colaborador do Serviço das Igrejas Cristãs (CGD, na sigla original) e editor da revista trimestral Der schmale Weg [O Caminho Estreito]. Completou seu doutorado em teologia em 1992, na Universidade de Tubinga, na Alemanha.

    Ver todos os posts

Produtos relacionados

Artigos relacionados

“A expectativa do justo redunda em alegria.” (Provérbios 10.28) Quando Jesus se despediu de seus discípulos no monte das Oliveiras,...

“Haverá mãe que possa esquecer‑se do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora...

“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou,...