Espírito Quebrantado e Coração Contrito

“Sacrifício agradável a Deus é o espírito quebrantado; coração quebrantado e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” (Salmos 51.17)

Por natureza, um potro é selvagem e indomado. Quando percebe que alguém tenta lhe colocar rédeas ou sela, ele empina e dispara. Enquanto não estiver domado, nem mesmo o mais belo animal terá qualquer utilidade para o seu dono. A doma é um processo lento e doloroso, destinado a subjugar a vontade do cavalo a fim de torná-lo útil para seu próprio bem e para o ser humano.

Sem quebrantamento da nossa parte, a natureza de Deus não consegue se manifestar em nós. Lemos em 2Coríntios 4.7: “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que se veja que a excelência do poder provém de Deus, não de nós”.

Pessoas de espírito quebrantado são aquelas que glorificam a Deus no dia a dia.

Quando somos quebrantados, um pouco da nossa vida escorre para fora, abrindo espaço para a vida de Jesus, para aquilo que nos torna mais dependentes dele, mais úteis para ele. Pessoas de espírito quebrantado são aquelas que glorificam a Deus no dia a dia. E elas têm uma caracteristíca em comum: não se sentem sozinhas e andam com confiança, pois Isaías 57.15 declara: “Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade e cujo nome é Santo: ‘Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos’”.

Quando Deus levar você por caminhos desagradáveis, lembre-se que ele faz isso para abençoar você, para permitir que você experimente a sua presença e consolo. Não se esqueça: ele mora com quem tem o espírito quebrantado e revigora quem tem o coração contrito.

Autor

  • Ernesto Kraft

    Ernesto Kraft é alemão; casado com Elvira, com quem tem três filhos. Ele e sua esposa são missionários desde 1975 e desenvolvem um ministério específico de evangelização através de folhetos e cursos bíblicos por correspondência. Realizou diversos seminários sobre Escatologia em igrejas de São Paulo, e representa a Chamada da Meia-Noite distribuindo a literatura em São Paulo.

Artigos relacionados

“Então os israelitas aceitaram os alimentos deles e não pediram conselho ao Senhor. Ao fim de três dias, depois de...

Nossas escolhas podem fazer com que aproveitemos ou desperdicemos as oportunidades que Deus nos dá. Como Deus age quando rejeitamos...