“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mateus 5.4).
Em grego, aqui está escrito pentountes, que pode significar “os enlutados”, “os que sofrem”, “os que lamentam”.
É possível que se trate da lamentação pelos mortos. Podemos lamentar o sofrimento e a miséria no mundo, mas – espero que também, e acima de tudo – lamentemos primeiro a nossa própria miséria e perdição. Ambas as coisas estão aqui incluídas: o lamento pelas outras pessoas, como as vítimas de guerras, ataques terroristas, catástrofes, mas, em primeiro lugar, deve ser sempre a tristeza pelo nosso próprio coração pecaminoso. Se lamentarmos assim, receberemos consolo.
No Antigo Testamento, há inúmeras profecias de que o Messias, o Salvador, o Servo de Deus viria para consolar os que choram. Um exemplo é Isaías 61.1-3. Esta é uma poderosa promessa messiânica que se cumpriu em nosso Senhor Jesus Cristo. O Senhor Jesus citou essas palavras quando apareceu pela primeira vez na sinagoga em Cafarnaum como o Cristo revelado. Nós lemos:
“O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para levar boas-novas aos pobres. Ele me enviou para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, para proclamar liberdade aos cativos e libertação aos prisioneiros, para proclamar o ano do favor do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto, manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor para revelar o seu esplendor.”
A linguagem figurativa de Isaías é maravilhosa. É fácil imaginar tudo isso – como as prisões se abrem, como as lágrimas são enxugadas. E o consolo na tristeza agora também se cumpriu: o Senhor veio, o Messias está aqui! Ele consolará os que choram e enxugará suas lágrimas. E, depois que o Senhor Jesus foi elevado ao Pai, após sua crucificação no Gólgota e sua ressurreição e ascensão vitoriosas, ele enviou o Espírito Santo como consolador no Pentecostes. Ele agora habita em todos os crentes. Ele nos representa em oração com gemidos inexprimíveis e nos ensina o que devemos orar.
Aqueles que agora se arrependem de seus pecados e se convertem ao Senhor Jesus Cristo serão consolados.
Lemos em Lucas 6.21: “Bem-aventurados são vocês que agora choram, porque vocês hão de rir”. Ao mesmo tempo, ouvimos a advertência de Jesus (em Lucas 6.25): “Ai de vocês que agora estão rindo, porque vocês vão lamentar e chorar!”. Quem rejeita o Messias não terá motivo para rir. Haverá choro e ranger de dentes na condenação eterna.

Ai de vocês que agora riem, que agora zombam do Filho de Deus, que rejeitam o servo de Deus que veio, o Messias Jesus. Por outro lado, aqueles que agora se arrependem de seus pecados e se convertem ao Senhor Jesus Cristo serão consolados.
Autor
-
Lothar Gassmann nasceu em 1958 na cidade alemã de Pforzheim. É pregador, professor, evangelista e publicista. Escreveu numerosos livros, artigos e canções na área teológica. Desde 2009, é colaborador do Serviço das Igrejas Cristãs (CGD, na sigla original) e editor da revista trimestral Der schmale Weg [O Caminho Estreito]. Completou seu doutorado em teologia em 1992, na Universidade de Tubinga, na Alemanha.
Ver todos os posts