“Levante-se e desça até a casa do oleiro, e lá você ouvirá as minhas palavras.” (Jeremias 18.2)
Que palavras ou mensagem Jeremias recebeu quando foi até a casa do oleiro?
A primeira coisa que vemos é que ele precisou “descer” até lá. Este é um princípio bíblico: só quando estamos dispostos a descer do nosso pedestal é que Deus pode nos presentear. Jeremias teve de descer para ouvir a verdade, que se mostrou desagradável. Ele viu o barro na mão do artesão. Esta era a mensagem: o ser humano é barro, pó – nada mais.
Muitos cristãos têm uma imagem errada de si mesmos. No fundo, não somos nada diante de Deus. Barro, pó, terra, mais nada – essa é a verdade; por nós mesmos não somos nada além disso. É como afirma Gálatas 6.3: “Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, engana a si mesmo”.
Deus só pode nos presentear quando estamos dispostos a descer do nosso pedestal.
Quem se dispõe a descer e reconhecer a realidade a respeito de si mesmo ainda recebe mais outra mensagem: a certeza de estar nas mãos do Senhor. Deus é o oleiro, o que significa que todas as circunstâncias da minha vida também estão nas mãos dele. Estou nas mãos de Deus – que pensamento confortante e maravilhoso! Ainda mais consoladora é a verdade de que, embora eu não seja nada e falhe, Deus não para de trabalhar em mim.
Ele não nos descarta, mas termina a obra começada. O oleiro refez o vaso em suas mãos, moldando-o de acordo com a sua vontade (v. 4). Qual é o ponto essencial aqui? É necessário silenciar e permitir que Deus trabalhe em nós. Essa é a mensagem também para você no dia de hoje.
Autor
-
Ernesto Kraft é alemão; casado com Elvira, com quem tem três filhos. Ele e sua esposa são missionários desde 1975 e desenvolvem um ministério específico de evangelização através de folhetos e cursos bíblicos por correspondência. Realizou diversos seminários sobre Escatologia em igrejas de São Paulo, e representa a Chamada da Meia-Noite distribuindo a literatura em São Paulo.